No dia 19 de abril, celebramos a cultura indígena dos povos nativos brasileiros!

Celebrar é respeitar e reconhecer sua importância. Por isso, vamos compartilhar algumas informações importantes.
Estima-se que, na época da chegada dos europeus, existiam mais de 1.000 povos indígenas, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente, encontramos no território brasileiro 256 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes.
Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.
Como todo grupo humano, os povos indígenas têm culturas que resultam da história de relações que se dão entre os próprios componentes das tribos e entre estes e o meio ambiente; uma história que, infelizmente, foi e continua sendo drasticamente alterada pela realidade da colonização.
Genericamente, os povos indígenas que vivem em todo o continente americano são também chamados de índios. Essa palavra é fruto do equívoco histórico dos primeiros colonizadores que, tendo chegado às Américas, julgaram estar na Índia. A expressão genérica povos indígenas refere-se aos grupos humanos nativos espalhados por todo o mundo.