Aulas de Artes enriquecem as aprendizagens
O contato com a arte trabalha a inteligência, o raciocínio, o afetivo e o emocional e estimula o desenvolvimento da inteligência racional, segundo o pesquisador americano Janes Catteral, da Universidade da Califórnia. No Instituto São José, a disciplina também ajuda a fixar conteúdos multidisciplinares.
O conhecimento sobre a arte indígena foi ainda mais significativo associado à prática. Os estudantes do 6º ano confeccionaram um lindo trançado de papel sob a supervisão da professora de Artes, Thatiana Cardoso.
O artista plástico carioca Ivan Cruz inspirou os estudantes do 7º ano a se aprofundarem no universo das brincadeiras infantis. Eles analisaram as obras de Cruz, pesquisaram e produziram uma tela com passatempos infantis.
O Taumatrópio, um divertimento muito popular na Era Vitoriana, foi inventado em 1924 por Jonh Ayron, médico e físico inglês, com o objetivo de provar o fenômeno ocular da “persistência retiniana”. As aulas teóricas inspiraram os alunos do 8º ano a confeccionarem o seu próprio brinquedo.
A Literatura de Cordel enriqueceu os conhecimentos dos estudantes do 9º ano sobre gravuras. Eles fizeram uma atividade representando o desenho das xilogravuras, tradicionalmente usada na ilustração desse gênero literário popular.









