Mostra Cultural 2016!!!

A leitura é um meio que usamos para conhecer diferentes mundos e, a partir desse ato, construir um novo olhar para o ambiente que nos cerca.


Ler não é apenas decifrar signos, é apropriar-se de competências construídas coletivamente, é mais do que isso, é passar a ser autor de histórias vivenciadas e imaginadas que tornam cada escritor único.


Conhecer o espaço, tempo e estímulos que levam determinado (a) autor(a) a viajar pelo mundo das letras é contagiar-se do entusiasmo, vocabulário e criatividade que o fez ser referência para novos escritores.


No 1º semestre, deste ano, os alunos do ensino fundamental I tiveram a oportunidade de conhecer autores consagrados da língua portuguesa: Cecília Meireles (2º ano/9), Monteiro Lobato (3 º ano/9), Maurício de Sousa (4 º ano/9) e Maria Clara Machado (5 º ano/9).


Com esses autores, os alunos, de maneira descontraída e responsável, puderam deliciar-se com o mundo encantado da poesia, conhecer leilões de bichinhos, entender o compasso da bailarina, rolar a bola e até soltar pipas ...


Entrar no Sítio do Pica-Pau Amarelo foi muito mais que uma aventura, foi poder falar com um sabugo de milho intelectual, pode coisa assim? E como não bastasse, brincar com uma boneca de pano, falante!!! Meu Deus, e as receitas de tia Anastácia?!? Isso foi mais que um gênero textual, foram delícias experimentadas em um ambiente rural! Sem falar as histórias contadas por Dona Benta... hum essas levavam a um mundo muito, muito distante...


No mundo das histórias contadas por meio de desenhos, isto é, histórias em quadrinhos, Maurício de Sousa nos apresenta que as diferenças podem ser divertidas, desde que acolhidas pelo coração... e haja tinta, pincel e imaginação!


Sabia que Maria Clara Machado foi capaz de construir fantasmas bons, bruxas camaradas e até provar que o medo é de quem tem coragem?


Pois é!!! Ter a oportunidade de conhecer as histórias contadas de formas, maneiras, tamanhos, letras, espaços e tempos diferentes é o melhor instrumento que podemos ter para sermos autores de nossas próprias histórias.


O resultado de tudo isso? Foi uma Mostra Cultural que não deixou nada a desejar...


Veja um pouquinho do resultado de tanta história...




Álbum da Mostra Cultural com todos os seguimentos em nossa página no Facebook.


MOSTRA CULTURAL 2016 - PARTE 01


MOSTRA CULTURAL 2016 - PARTE 2


Posts Em Destaque

Quadra 04 Área Especial 01 Sobradinho / DF

CEP: 73.025-040

Tel.: (61) 3487-5258

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Unidades da Rede Piedade de Educação: CNSP BH-MG / INSP 1 /  INSP2 / CSJSG / CNSL / CNSP CONGONHAS-MG