PROJETOS

Educação Ambiental (Ciências)

       Articulada com as disciplinas obrigatórias do currículo escolar, a educação ambiental tem sido cada vez mais abordada no espaço escolar e nas diferentes áreas de conhecimentos. O assunto meio ambiente está intimamente relacionado com o conceito de educação ambiental. Nessa perspectiva, o aluno é preparado para conhecer temas relacionados com a área ambiental, com o intuito de tornar-se um cidadão consciente de suas práticas.

       O Projeto de Educação Ambiental objetiva a formação de valores e atitudes criadas sob o enfoque da sustentabilidade e promove ações eficientes de gestão ambiental para a proteção e a conservação do meio ambiente. A Educação Ambiental deve despertar a compreensão da necessidade de nos comprometermos com o meio em que vivemos, para assumirmos responsabilidades e enfrentarmos os desafios ambientais da atualidade.

Projeto de Redação (Entrelinhas)

       A redação é considerada como parte fundamental no processo de aprendizagem e, cada vez mais, é necessário formar cidadãos que consigam debater sobre os mais variados temas presentes na sociedade.

 

       O projeto de Redação objetiva promover o desenvolvimento crítico por meio de atividades que levam à reflexão sobre temas relevantes; expor raciocínios de forma ordenada a fim de solucionar os problemas levantados durante as produções; auxiliar o aluno na sua capacitação para produção de textos bem elaborados, ricos em argumentos e criatividade; demonstrar a importância da leitura para o desenvolvimento de uma boa escrita e pensamento crítico.

Projeto de Literatura

        A leitura é uma habilidade muito importante para o desenvolvimento humano, pois é por meio dela que se adquiri uma linguagem mais elaborada e um  pensamento crítico. O Projeto de Literatura tem como objetivo tornar o educando leitor proficiente, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, ampliar o repertório textual, além de levar o aluno a compreender que a leitura e a escrita estimulam a imaginação e no crescimento intelectual.

 

Projeto de Educação financeira

       A Escola é um ambiente onde estudantes aprendem não somente os conhecimentos cognitivos, mas também o que lhes proporciona capacidade de administrar sua vida em sociedade, onde possam aprender a fazer escolhas e a sonhar, mas também a descobrir formas de realização desses caminhos que foram traçados.  

 

       A educação financeira na escola prepara as futuras gerações, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras encontradas ao longo da vida.

 

Projeto de Raciocínio lógico (Matemax)

       A utilização do raciocínio lógico na formação educacional contribui para o desenvolvimento de pessoas criticas e com senso argumentativo para criar, interpretar, responder e explicar situações problemas envolvendo a Matemática. A utilização desse recurso metodológico influi em resultados positivos no processo de aprendizagem.

       O projeto objetiva familiarizar o aluno com os princípios do raciocínio lógico, identificar às características de um argumento, compreender os princípios da indução e da dedução, despertar por meio da resolução de desafios lógico-matemáticos diversas habilidades e competências, interpretar textos para o desenvolvimento das capacidades estratégicas e científicas.

 

Projeto Jovem cientista (Áreas do conhecimento: Química e Física)

       Abordar os aspectos do ensino experimental é de fundamental importância no processo de formação. A atividade experimental deve ser utilizada na educação para motivar o aluno a conhecer o diferente, realizar a prática da observação, discutir, buscar resultados, formular hipóteses e conclusões.

       O projeto tem como objetivo promover atividades de produção para relacionar teoria e prática;  explorar aspectos conceituais e programações procedimentais em experimentos que refletem na atividade científica.

Projeto de Atualidades (História e Geografia – Interdisciplinaridade)

       Permanecer bem informado é essencial para a construção de argumentos e a apresentação de diferentes pontos de vista. O estudante deve ser estimulado a ler, debater os assuntos importantes para a sua formação e manter-se atualizado no que se refere às informações. O Projeto de Atualidades objetiva levar o aluno a relacionar os assuntos estudados em sala de aula aos acontecimentos do mundo globalizado.

Projeto VIII: Projeto de Valores (Ensino religioso)

       A escola é um espaço de construção, trocas de conhecimentos e de desenvolvimento social e cultural. Proporciona ao aluno condições para a construção da identidade com base no caráter e  na dignidade humana. O processo educativo permeia as relações sociais e mostra a importância que temos  na vida do outro. Alguns valores podem ser considerados como principal ferramenta na formação de um ser que exerce e coloca em prática sua cidadania: cooperação, solidariedade, honestidade, respeito e responsabilidade.

       O projeto tem como objetivo incentivar a prática de atitudes de solidariedade, cooperação e respeito, para tornar-se um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto na família, como na escola e na sociedade.

Ação solidária:

1º bimestre: Visita ao Lar de idosos localizado na comunidade de Sobradinho D.F

2º bimestre: Orfanato próximo a comunidade de Sobradinho.

3º bimestre: Abrace - O trabalho da Abrace é oferecer assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue, com dificuldades socioeconômicas.

4º bimestre – Oficinas realizadas na Creche Nossa Senhora da Piedade.

Projeto de Educação artística (Vitrine da arte)

       A Arte deve garantir que os alunos vivenciem e compreendam aspectos técnicos, criativos e simbólicos em música, artes visuais, teatro, dança e suas interconexões. A arte favorece a formação da identidade e de uma nova cidadania, por meio da aquisição de competências sociais e culturais.

 

       O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural dos alunos, trabalhar os aspectos psicomotores e cognitivos, ensinar a produção histórica e social da arte e planejar atividades num permanente processo reflexivo.

 

Projeto saúde e movimento

     

Mostra cultural

       Trata-se da culminância do Projeto anual, onde os alunos tem a oportunidade de socializar seus conhecimentos e produções construídas, de forma coletiva e individual, aos familiares e comunidade escolar, com espaços organizados de forma a atribuir sentido ao que foi trabalhado durante o ano letivo.

 

Quadra 4 Área Especial 01 Sobradinho / DF

CEP: 73.025-040

Tel.: (61) 3487-5258

Unidades da Rede Piedade de Educação: CNSP BH-MG / INSP 1 /  INSP2 / CSJSG / CNSL / CNSP CONGONHAS-MG