Buscar

Projeto Somos Mais Robótica


Atualmente vivemos em uma sociedade onde ter competência no uso da tecnologia e desenvolvimento de atividades em grupo, são elementos fundamentais para o sucesso. Neste contexto, a robótica vem para contribuir de forma eficaz, ao criar possibilidades para construção do desenvolvimento de habilidades e competências.

A Robótica Educacional no Instituto São José, busca explorar as relações entre tecnologia, aprendizagem e cultura, dando um enfoque novo à educação, em um ambiente caracterizado pela tecnologia e pela criatividade.

As aulas serão ministradas em ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata, kits de montagem compostos por diversas peças, motores e sensores controlados por um computador com software que permita programar o funcionamento dos modelos estudados.

Fique por dentro dos benefícios que o aprendizado da linguagem de programação pode oferecer aos alunos:

Estímulo do raciocínio lógico - Ao aprender a linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada. Eles designam ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico.

Ajuda na organização de modo geral - O aprendizado da programação estimula o aluno a organizar os pensamentos e as ações a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos nos projetos de criação de um game ou aplicativo, por exemplo. Isso acaba refletindo na capacidade de organização de um modo geral, como no planejamento de tarefas e atividades, estruturação de pensamentos e até mesmo na maneira de estudar.

Propicia uma melhor escrita - O ensino de programação e robótica também influencia, auxilia e melhora o aprendizado de ciências humanas, além de melhorar a escrita. Uma vez que o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos, ele consegue estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito.

Incentiva o aprendizado de outras áreas do conhecimento – Os alunos se familiarizam com os números ou as novas palavras e aprendem raciocinar com mais precisão, entendendo a teoria e conseguindo aplicá-la na prática.

Auxilia no desempenho pessoal e profissional - Aprender a programar auxilia o aluno a descobrir suas potencialidades e estimular suas aptidões. Eles se tornam mais engajados e entusiasmados a seguir em busca de novos desafios. Além disso, no futuro, por terem habilidades diferenciadas, deverão se destacar no mercado de trabalho.

Estimula a criatividade - Através da criação dos games, os alunos aprendem a pensar de forma estruturada.

Desenvolve habilidades para solucionar situações adversas - Outro benefício que podemos destacar no aprendizado de programação e robótica é a capacidade dos estudantes de solucionar problemas. No mundo da tecnologia, para conseguir se comunicar com eficiência, certos padrões lógicos devem ser seguidos. Se, por acaso, uma sequência de códigos não for desenvolvida corretamente, o projeto não responderá de acordo, então o aluno se depara com uma situação que precisará ser resolvida, a fim de cumprir o desafio proposto.

Por fim, ressaltamos que a Atual situação mundial, chamada “era da informação”, da busca eminente e incessante pelo conhecimento, torna necessária a atualização e a utilização de meios que modifiquem o ensino e aprendizagem.

Os experimentos robóticos estão acessíveis a todas as pessoas!

SCIELO Livros. A robótica como facilitadora do processo ensino.

PIROLA, NA. org. Ensino de ciências e matemática, IV: temas de investigação. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010


Quadra 04 Área Especial 01 Sobradinho / DF

CEP: 73.025-040

Tel.: (61) 3487-5258

Unidades da Rede Piedade de Educação: CNSP BH-MG / INSP 1 /  INSP2 / CSJSG / CNSL / CNSP CONGONHAS-MG