Fundador

Quem foi Monsenhor Domingos Evangelista?

 

UM HOMEM CHAMADO E ESCOLHIDO POR DEUS…

 

Poeta do Amor, da Bondade, do Ser Cristão e do ser homem à imagem e semelhança de Deus. Pessoa que se colocou a caminho no seguimento de Jesus Cristo. Homem que com sua vida nos lembra que é possível sonhar e viver por um sonho.

Há pessoas que passam pela vida e sabem vivê-la, realmente. Lutam, sofrem, choram, semeiam e se vão para que os outros recolham na alegria. Não perdem tempo. Não conhecem momentos de lazer. As badaladas das horas as encontram sempre, no duro cotidiano. Assim foi a vida de Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro.

Nasceu em Caeté, memorável cidade mineira… a quinze quilômetros da gigantesca e poética Serra da Piedade, e a uns cinquenta quilômetros da capital mineira, no dia 21 de julho de 1843.

Seus pais, Capitão João Evangelista Pinheiro e D. Isabel Florentina da Mata e Silva, se distinguiram por sólida piedade e esmerada educação que davam aos seus filhos. Não eram ricos, mas possuíam alguns bens. Os irmãos de Domingos foram: Cândido, Jacinto, que mais tarde, se tornou sacerdote, João, Antônio, José e Josefina.

Domingos foi batizado em 2 de agosto do mesmo ano, pelo Padre Delfino da Fonseca, vigário de Caeté, grande amigo da família Pinheiro. À medida que o menino crescia, o Espírito Santo, que é força, luz e amor, cuidava daquela alma em botão, na qual crescia a virtude da fé. Sua alma, simples, alegre e boa foi de uma ascensão sublime para os desígnios do Alto.

Quando sua inteligência se iluminava pelas manifestações de uma inteligência brilhante, aproximou-se com pureza angelical, da mesa Eucarística. Foi assim, sua primeira recepção da Eucaristia pelo Rev.mº Padre José Gonçalves, na Serra da Piedade, no Santuário da Virgem, pelo qual mais tarde haveria ele de lutar e sofrer pelo amor da mesma Virgem da Piedade, abrasado nos ardores de imensa caridade para com Deus e o próximo.

 

Quadra 04 Área Especial 01 Sobradinho / DF

CEP: 73.025-040

Tel.: (61) 3487-5258

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

Unidades da Rede Piedade de Educação: CNSP BH-MG / INSP 1 /  INSP2 / CSJSG / CNSL / CNSP CONGONHAS-MG

WhatsApp do Instituto São José